terça-feira, 27 de novembro de 2012

Feira de Ciências - segundo ano

A professora Janete Nabozny com seus alunos do segundo ano, da Escola Municipal Ludovico Egg - Ponta Grossa-Pr, apresentaram na Feira de Ciências experiência sobre o ar.



Explicaram sobre a composição do ar: oxigênio,hidrogênio e gás carbonico.


Mostraram a experiência do mergulho do copo com papel, que ao megulhar o papel não molha porque o ar ocupa espaço.



Através da experiência com bexigas e cabide, comprovaram que o ar tem peso.




Enchendo uma bexiga também provaram que o ar ocupa espaço.


A experiência do copo com água tampado com papel e ao virar não derrama mostra que o ar exerce pressão.




A experiência da combustão feita com vela e copo - a vela se apaga quando acaba o oxigênio.







Com bolas cheia e murcha, explicaram sobre ar rarefeito e comprimido.



Também falaram sobre poluição do ar, e suas consequências.

Professora e alunos estão de parabéns pela ótima apresentação na feira. As experiências apresentadas, despertaram o interesse e atenção dos visitantes.


Feira de Ciências - terceiro ano

A professora Marilene Stadler Pereira com seus alunos do terceiro ano, da Escola Municipal Ludovico Egg - Ponta Grossa-PR - apresentaram sobre vitaminas na feira de ciências da escola.




Os alunos explicaram sobre as fontes de vitaminas, importância, as doenças causadas pela falta de vitaminas e também sobre a piramide alimentar.





Após as apresentações, os alunos ofereceram aos visitantes uma deliciosa limonada, explicando que o limão é uma das fontes de vitamina C.

Parabéns a professora e aos alunos pela dedicação e compromisso ao apresentarem seus trabalhos.

Feira de Ciências - primeiro ano

Os alunos e professoras da Escola Municipal Ludovico Egg - Ponta Grossa-PR, estão de parabéns pelo excelente trabalho apresentado na Feira de Ciências da Escola.
A professora Cristiane Lopes com seus alunos do primeiro ano, trabalharam com o tema animais ( vertebrados, invertebrados, mamíferos, aves, peixes, aracnídeos, crustáceos, répteis e anfíbios, reprodução e habitat).











Parabéns aos alunos e professora. Todos demosntraram entusiamo em participar da feira.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mídias na escola


USO DAS MÍDIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Quando pensamos em mídia, lembramos primeiramente do computador, porém mídias são todos os recursos tecnológicos que tem a finalidade de facilitar a vida das pessoas .
As mídias na educação, se bem utilizadas, podem propiciar um aceleramento da aprendizagem, levando o aluno a construir seu próprio conhecimento.
Na escola onde trabalho, procuramos usar as mídias como aliadas para atingir os objetivos curriculares. Trabalhando no laboratório de informática com pesquisa, fixação dos conteúdos produção de texto, artes, vídeos, cálculo...
Utilizamos também a máquina fotográfica, o rádio, toca CD, DVD, televisor, jornal escrito, livros, revistas, pen drive, impressora e até mesmo o velho mimeógrafo.
Percebemos que as crianças tem muita facilidade para utilizar as novas tecnologias, como computador, celular, máquina fotográfica, muitas vezes nos ensinando como utilizar alguns recursos do aparelho. O professor deve, então, aliar essa facilidade do aluno em manusear os aparelhos com seu planejamento diário, deve ficar atento para que a pesquisa, feita pelos alunos, não fique apenas no copiar e colar, aproveitar a pesquisa para desenvolver projetos onde o aluno trabalhe mais na oralidade, fazendo com que ele apresente sua pesquisa através de miniaulas, feira de ciências, etc.
As mídias fazem parte da vida de todos, não podemos desprezá-las na escola, precisamos tirar proveito do que as mídias têm para oferecer.




terça-feira, 20 de novembro de 2012

GCompris

Olá, colegas.
No programa Linux Educacional 3.0, tem jogos educativos ótimos.
Ná página inicial do Linux, na barra superior tem alguns links,
- clique no que representa dadinhos com letras;
- clica em multidisciplinar;
- clica em Série Educacional (GCompris)
- vai abrir uma tela com um aviãozinho:



Na barra lateral tem as sugestões de atividades:

Clicando na ovelhinha terá diversas atividades de matemática:


Esta atividade é de memória ( matemática)



Esta atividade é no link diversão (representado pelo ursinho)



No link representado pela vaquinha terá atividades de leitura.



No link representado pelo porquinho são atividades de experiências


No link representado pelo pinguim as atividades são de descobertas ( cores, sons,memória..)

Se você não tem o Linux e gostou dessas sugestões de jogos para seus alunos é só baixar,o arquivo é gratuito, procurar em GCompris.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Exposição Pedagógica

Mais trabalhos das escolas municipais, apresentados na Exposição Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa.





Escola Judith - trabalho sobre o bairro Jardim Carvalho




Escola Braulina Quadros - Trabalho sobre a Paz

Exposição Pedagógica

Todas as escolas e CEMEIS da Rede Municipal de Educação de Ponta Grossa-PR, expôem seus trabalhos na Mostra Pedagógica. Veja algumas escolas. Todas as escolas estão de parabéns!

Escola Shyrlei Aggi Moura - trabalho sobre a escola






CEMEI - trabalho sobre leitura e musicalização


Exposição Pedagógica

Exposição Pedagógica da Escola Municipal Ludovico Egg - Ponta Grossa -Pr
Todos os anos os CEMEIS e escolas municipais expôem seus trabalhos na Exposição Pedagógica realizada pela Secretaria Municipal de Educação.
Este ano a nossa Escola Municipal Ludovico Egg, trabalhou com o tema Ponta Grossa, onde foi explorado questões como imigrantes, indústrias, pontos turísticos, desenvolvimento.
Veja as fotos e vídeo dos trabalhos de nossos alunos.






Alunos dançando a Polca Polonesa


polca alunos pontagrossa



árvore



Paineira


Que árvore interessante:

Paineira: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre:


Há várias espécies conhecidas como paineira no Brasil, quase todas pertencendo ao gênero Ceiba da família Malvaceae


Outros nomes: sumaúma, barriguda, paina-de-seda, paineira-branca, paineira-rosa, árvore-de-paina, árvore-de-lã,

Características

É uma árvore com até vinte metros de altura, tronco cinzento-esverdeado com estrias fotossintéticas e fortes acúleos rombudos, muito afiados nos ramos mais jovens.

O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila (fazer fotossíntese) e tem coloração esverdeada até quando tem um bom porte; isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas; é comum, também, paineiras apresentarem uma espécie de alargamento na base do caule, daí o apelido "barriguda.






As folhas caem na época da floração. As flores são grandes, com cinco pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas.
Os frutos são cápsulas verdes, que, quando maduras, rebentam, expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que auxiliam na flutuação e que são chamadas paina.A partir dos vinte anos de idade, aproximadamente (sudeste brasileiro), os espinhos costumam começar a cair na parte baixa do caule e, gradualmente, também caem nas partes mais altas da árvore, com o engrossamento da casca. Diz-se, no Brasil, que isto permite à árvore receber ninhos de pássaros, o que seria impossível de acontecer quando esta tinha espinhos longos e pontiagudos; assim, flores e frutos já não estão presentes, mas a árvore continua a dar sua contribuição à natureza hospedando os passarinhos. Esta não é uma regra para todas as paineiras; algumas paineiras com mais de vinte metros, por exemplo, continuam com espinhos muito grandes na parte baixa, provavelmente como defesa de insetos do local.A paina é uma fibra fina e sedosa, mas pouco resistente, não sendo muito aproveitada na confecção de tecidos, mas mais como preenchimento de travesseiros e brinquedos de pelúcia. Uma grande paineira pode deixar um tapete branco de paina caída aos seus pés no final da época de frutificação.Especialmente por suas qualidades ornamentais — tronco imponente, normalmente bastante espinhosos quando a árvore é jovem, folhagem quase sempre decídua, de um verde muito brilhante, flores grandes e coloridas e frutos que expõem as painas como flocos de algodão em seus ramos —, as paineiras são cultivadas em meio urbano e em jardins, mesmo fora da sua área de ocorrência natural (como em Portugal).Por terem crescimento rápido, são bastante populares na recuperação de áreas degradadas.


árvore - curiosodades

Algumas curiosidades sobre as árvores: - Pela Lei nº 6.607, de 7 de Dezembro de 1978, o Pau-Brasil foi declarado Árvore Nacional do Brasil; - Cerca de 95% dos brasileiros nunca viram um Pau-Brasil; A árvore mais velha do Brasil, com mais de 3000 anos, é um Jequitibá-Rosa, situado no Parque Estadual do Vassununga em Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo. Em Porto Velho – RO existe um Ipê-Amarelo que foi cortado para servir de poste de iluminação urbana, mas com os anos, o Ipê criou raízes e floresceu. Atualmente, a companhia de energia já retirou os fios e iluminação da árvore e passou para um poste de concreto ao lado da árvore. Fontes: Jardim Botânico Plantarum / Ache Tudo e Região Escrito por Celia às 22h45 [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ]